quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Leonardo Coimbra na Quinta de Balasar

Leonardo Coimbra (Borba de Godim, Lixa, 30 de Dezembro de 1883 — Porto, 2 de Janeiro de 1936), o filósofo do criacionismo, que foi também professor e político, possui ao menos um texto datado da “Quinta de Balasar”. É o prefácio a uma edição portuguesa, saída em Lisboa, no Porto e no Rio de Janeiro, do importante livro de Platão intitulado Fédon; o pensador concluía assim o seu arrazoado:

“Ler Platão é cantar, sorrir, vogar em Beleza!
Que a nossa mocidade o leia, há-de sentir o peito alteado de orgulho, a fisionomia animada e forte, expressão dum íntimo movimento harmonioso e contente, que é o próprio bulício das asas da Alegria dentro do coração desperto.
Teorias de efebos, cantando o eterno triunfo da Aurora…
Quinta de Balazar, 1-9-18” [1].

O filósofo Leonardo Coimbra, que chegou a ensinar no antigo liceu poveiro, tem ao menos um texto datado de Balasar.

A vinda de Leonardo Coimbra de Braga (onde atravessava um momento de grave dificuldade económica) para a Póvoa deveu-se a Santos Graça, que então lhe arranjou um lugar de professor no Liceu. É possível que a sua estada em Balasar também tenha a ver com este conhecido poveiro. Caso essa estada haja sido um pouco mais que ocasional, é de crer que venha assinalada pelo correspondente local de A Sentinela.

O nome de Leonardo Coimbra ocorre nos registos do Liceu da Póvoa de Varzim a partir do ano lectivo de 1912, como se verifica na última linha deste documento.

[1] Veja-se Leonardo Coimbra, Dispersos II. Filosofia e Ciência, Editorial Verbo, Lisboa/S. Paulo, 1987, pág. 236.

Sem comentários:

Enviar um comentário